Instituições de Ensino
Universidade Anhembi Morumbi Portal Educação CPT - Centro de Produções Técnicas Cursos 24 Horas SATeducacional Instituto Português de Administração de Marketing - The Marketing School Brava Cursos - Gobe Business DlteC do Brasil
Facebook Twitter Orkut Google
Críticas e Sugestões Anuncie seu curso!
Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Comentários
Bom
2.50
- Revisões
Custo
Aceitação de Mercado
Duração
Professores
Dificuldade
Ambiente
Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino superior confessional brasileira cuja sede fica na cidade de São Paulo.

Possui campi de graduação e pós-graduação em São Paulo (Campus Higienópolis), Barueri (Campus Alphaville), Brasília, Campinas, Recife e Rio de Janeiro (como Faculdade Morais Júnior - Mackenzie Rio).

Fundado em 1870, por missionários presbiterianos convictos dos benefícios da educação na melhoria das condições sociais do povo, mantém a tradição. Acredita na educação como eficaz fator de transformações e de qualidade de vida. Acredita e promove.

Investe obstinadamente em expansão e renovação, justificando o lema: Tradição e pioneirismo na educação.

Unidades Universitárias

  • CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
  • CCH - Centro de Ciências e Humanidades
  • CCL - Centro de Comunicação e Letras
  • CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
  • EE - Escola de Engenharia
  • EST - Escola Superior de Teologia
  • FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • FCI - Faculdade de Computação e Informática
  • FD - Faculdade de Direito

História

A história da Universidade Presbiteriana Mackenzie começa com a chegada dos missionários presbiterianos Reverendo George Whitehill Chamberlain e sua esposa, senhora Mary Annesley Chamberlain, em São Paulo, SP, em 1870. Nessa época, a Capital Paulista tinha aproximadamente 25 mil habitantes. De imediato a Senhora Chamberlain, utilizando a própria residência como sala de aula, recebeu três crianças para a escola que se iniciava, uma menina e dois meninos.

Desde o ponto de partida, fez valer o princípio que permanece até os dias de hoje, 133 anos passados, de não fazer distinção de sexo, credo ou etnia, acolhendo crianças que a escola da época não acolhia. No segundo ano, em 1871, foi fundada a Escola Americana, embrião do Colégio Presbiteriano Mackenzie, funcionando em um local mais espaçoso, acolhendo 44 alunos.

Em 1876, foi criado o Curso Superior de Filosofia, funcionando junto à Escola Americana com a finalidade principal de preparar professores. Poucos anos depois, em 1879, foi comprada a área, no bairro de Higienópolis, onde funcionam, nos dias de hoje, tanto o  Colégio quanto a Universidade. Em 1886, começou a funcionar o Curso Comercial, embrião da atual Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis.

Em 1892, morreu o benfeitor, John Theron Mackenzie, que legou sua herança para a construção de uma Escola de Engenharia no Brasil. Em 1896, foi instalada a Escola de Engenharia do Mackenzie, que nos dias de hoje abriga Cursos de Engenharia Civil,  Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Materiais,  esta com as modalidades de Química e Metalurgia, concretizando o desejo do benfeitor e, pouco antes, em 1893 havia sido reconhecido o Mackenzie College.

Em 1927, graduaram-se as primeiras mulheres pelo Mackenzie College. Foram três no Curso de Química Industrial. Quase imediatamente após, em 1929, graduou-se a primeira Engenharia Arquiteta.

Em 1940, por exigência do Estado Novo, o Mackenzie College passou a ser denominado Instituto Mackenzie. Eram suas unidades a Escola Americana, o Colégio Mackenzie, a Escola Técnica e a Escola de Engenharia. Desta época, foram se consolidando, em 1946, a Faculdade de  Arquitetura, que foi a primeira do Brasil, hoje Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e, no mesmo ano, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras que, mais tarde, se desmembraria nas, hoje, Faculdade de Filosofia, Letras e Educação e Faculdade de Ciências  Biológicas, Exatas e Experimentais.

Em 1950, instalou-se a Faculdade de Ciências Econômicas, atualmente uma das maiores unidades da Universidade Presbiteriana Mackenzie e, em 1953, a Faculdade de Direito. Anos mais tarde, em 1970, instalaram-se as Faculdades de Comunicação e Artes e de Tecnologia, esta última tendo atualmente a denominação de Faculdade de Computação e Informática. Mais recentemente, em 1988, instalou-se a Faculdade de Psicologia, em 2000,  instalou-se a Faculdade de Teologia e no campus de Tamboré, adquirido em 1981 e onde apenas funcionava o colégio Presbiteriano de Tamboré, instalou-se a Faculdade de Educação Física.

Destaca-se que, em 1952, a Universidade Mackenzie foi reconhecida pelo Decreto nº 30.511, assinado por Getúlio Vargas, Presidente da República, e Ernesto Simões da Silva Filho, Ministro da Educação. Era constituída por: Escola de Engenharia; Faculdade de Arquitetura; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; e Faculdade de Ciências Econômicas. Tinha 1.155 alunos. Destaca-se, também, que, em 1965, a Universidade Mackenzie  teve a primeira gestão de uma mulher como reitora de universidade no Brasil, com a Doutora Esther de Figueiredo Ferraz ocupando o cargo, tendo sido ela que foi, também, a primeira mulher a ocupar, no Brasil, o cargo de Ministro de Estado.

Em 1997, a Universidade Mackenzie  passou a ser denominada de Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nesse mesmo ano, foi criado o Fundo Mackpesquisa para atender  às necessidades de incentivo à pesquisa na instituição e foram reorganizados os cursos de pós-graduação. Em 1998, a Universidade Presbiteriana Mackenzie  retomou assento no Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

Em 2002, a Universidade Presbiteriana Mackenzie comemorou o seu cinqüentenário. Eram 27.712 alunos, 1.114 professores, 11 unidades universitárias:

(1) Escola de Engenharia;

(2) Faculdade de Ciências biológicas, Exatas e Experimentais;

(3) Faculdade de Filosofia, Letras e Educação;

(4) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo;

(5) Faculdade de Ciências Econômicas Contábeis e Administrativas;

(6) Faculdade de Direito;

(7) Faculdade de Computação e Informática;

(8) Faculdade de Comunicação e Artes;

(9) Faculdade de Psicologia;

(10) Faculdade de Educação Física; e

(11) Faculdade de  Teologia], dois campi [São Paulo e Tamboré],

29 cursos de graduação, sete programas de pós-graduação stricto sensu e 29 cursos de pós-graduação lato sensu. Essa realidade é muito semelhante ao encontrado atualmente, em 2003, com pequenas alterações, para maior, nos números.

Fonte: Ronzelli, Pedro Junior. São Paulo, 2003

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Gostaria de cursar Universidade Presbiteriana Mackenzie?
Informe-se.
Lara Fernandes
Lara Fernandes
Sala de atendimento
Comentário (opcional):

Deixe o seu comentário!

FB Facebook Feed