Instituições de Ensino
Portal Educação SATeducacional Universidade Anhembi Morumbi Master-D Fácil Aprender  Instituto de Estudos Pecuários CPT - Centro de Produções Técnicas Universidade Gama Filho
Facebook Twitter Orkut Google
Críticas e Sugestões Anuncie seu curso!
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Comentários
Sem votos
-
2 Revisões
Custo
Aceitação de Mercado
Duração
Professores
Dificuldade
Ambiente
Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro conta com 139 cursos/habilitações de graduação, oferecidos nas suas 29 unidades acadêmicas distribuídas em dois campi e em diversas localidades.

Cerca de 36 mil alunos de graduação estão alocados em cursos diurnos e noturnos, dos quais cerca de 300 são oriundos de convênios internacionais, mantidos com países pobres. Nossos alunos têm a oportunidade de participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão, através de atividades de natureza científica, artística e cultural, sob a orientação de professores qualificados, podendo receber uma bolsa de estudo: Monitoria, Iniciação Científica ou Iniciação Artística e Cultural.

Também fazem parte das atividades acadêmicas dos estudantes da UFRJ estágios supervisionados, trabalhos de campo e frequentar cursos extracurriculares, além de disporem de 40 bibliotecas e centenas de laboratórios distribuídos nos centros universitários. Muitos de nossos alunos fazem pesquisa e participam da Jornada de Iniciação Científica e da Jornada de Iniciação Artística e Cultural, apresentando seus trabalhos, ao lado de alunos de pós-graduação. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criada no dia sete de setembro de 1920, com o nome de Universidade do Rio de Janeiro. Reorganizada em 1937, quando passou a se chamar Universidade do Brasil, tem a atual denominação desde 1965.

Sua implantação não decorre, todavia, de um processo orgânico de discussão e de amadurecimento, que resultasse na organização de uma entidade à altura dos legítimos anseios da sociedade brasileira. Trata-se, pura e simplesmente, de um ato político e protocolar de justaposição de instituições de ensino superior já existentes: a Faculdade de Medicina, a Escola Politécnica e a Faculdade de Direito, sendo esta última resultante da união de duas outras escolas livres já existentes. Esse vício de origem define a trajetória posterior da Universidade, levando ao estabelecimento de uma cultura burocrática e cartorial, que contamina de maneira profunda sua existência e que, decorridas mais de oito décadas, ainda se constitui obstáculo a um desenvolvimento verdadeiramente republicano.

 

Missão

A finalidade que justifica a existência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que baliza seus objetivos estratégicos consiste em proporcionar à sociedade brasileira os meios para dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora. Mais especificamente, a Universidade destina-se a completar a educação integral do estudante, preparando-o para:

  • exercer profissões de nível superior;
  • valorizar as múltiplas formas de conhecimento e expressão, técnicas e científicas, artísticas e culturais;
  • exercer a cidadania;
  • refletir criticamente sobre a sociedade em que vive;
  • participar do esforço de superação das desigualdades sociais e regionais;
  • assumir o compromisso com a construção de uma sociedade socialmente justa, ambientalmente responsável, respeitadora da diversidade e livre de todas as formas de opressão ou discriminação de classe, gênero, etnia ou nacionalidade;
  • lutar pela universalização da cidadania e pela consolidação da democracia;
  • contribuir para a solidariedade nacional e internacional.

(Extraído da  Proposta de Plano Quinquenal de Desenvolvimento Institucional da Reitoria da UFRJ – Editado em março de 2006.)

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Gostaria de cursar Universidade Federal do Rio de Janeiro?
Informe-se.
Lara Fernandes
Lara Fernandes
Sala de atendimento
Comentário (opcional):

Deixe o seu comentário!

FB Facebook Feed