Instituições de Ensino
Universidade Católica Portuguesa Universidade Gama Filho Centro Universitário Senac Centro Universitário Augusto Motta Universidade Guarulhos Master-D Grupo iPED - Instituto Politécnico de Ensino a Distância Fácil Aprender
Facebook Twitter Orkut Google
Críticas e Sugestões Anuncie seu curso!

Temas da Redação do Enem 2012

Orkut0 0 0
 
#

A redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deixa muita dor de cabeça aos jovens brasileiros e não é à toa, não. A redação do Enem vale mais de metade da prova do Enem. É verdade.

Se liga, em 2011 o INEP realizou um estudo para saber quanto vale a redação do Enem. Os resultados foram assombrosos.

Somando as quatro provas (180 questões), o INEP dividiu-as por quatro, somou este resultado com a nota da redação e dividiu por dois. Assim, concluiram que as 180 questões da prova tinham quase o mesmo peso que apenas a redação do Enem!

Por isso você tem que fazer uma pergunta séria a você mesmo: "Quer ou não entrar na Universidade que pretende?"

Então tem que mandar bem na redação do Enem!

 

Sorte a sua que temos para você um conjunto de tópicos que têm alta probabilidade de calhar na redação do Enem 2012. Confira:

Tema redação do Enem 2012 - As Questões Ambientais
Tema redação do Enem 2012 - Bullying
Tema redação do Enem 2012 - Violência nas Escolas
Tema redação do Enem 2012 - A Violência no Trânsito
Tema redação do Enem 2012 - Participação Política
Tema redação do Enem 2012 - Álcool X Trânsito
Tema redação do Enem 2012 - Desarmamento
Tema redação do Enem 2012 - Desigualdade Social
Tema redação do Enem 2012 - Esporte como fator de inclusão social
Tema redação do Enem 2012 - Comportamento jovem nas mídias sociais

Já está suando? Calma.

O limite máximo para a prova de redação são aproximadamente 30 linhas, mas o que interessa SEMPRE numa prova dissertiva, como é esse o caso, é qualidade de conteúdo.

Não adianta fazer letra grossa para encher as 30 linhas da folha de prova. 30 linhas de conteúdo fraco, desinteressante, cheio de erros ortográficos e que ninguém percebe onde você quer chegar é receita para o desastre.

Agora, se você escrever 7-8 linhas (nem precisa de mais) onde exponha de forma clara e concisa a relevância da sua opinião, aí sim.

Como já disse, o que você precisa de demonstrar na redação do Enem é seu poder argumentativo e dissertivo. Ou seja, a sua capacidade de expôr conceitos e pontos de vista de forma clara e cativante.

Para a redação do Enem, qualidade acima de tudo. Quer saber como atingir essa qualidade inequivocável, intocável, de puro poder argumentativo/persuasor?

 

Confira os nossos 4 mandamentos infalíveis para mandar bem na redação do Enem:
 

Fora com erros gramaticais — Mesmo que suas ideias sejam boas, erros gramaticais na sua prova mancham sua reputação. Poderão até fazer com o corretor da prova ponha em causa se as ideias são suas ou não. Viu, mané?

 

Encher linguiça, só se for no açougue — Enquanto uma linguiça verdadeira pode ser muito saborosa, você está na prova de redação do Enem que lhe dará acesso à universidade. Não num açougue. Então deixe o trabalho de encher linguiça para quem sabe. Seja direto, claro e conciso na exposição de suas ideias. Verá que a sua prova ficará muito mais saborosa assim.

 

Mente ágil é mente forte, jovem pupilo — Mostre, sem medo, que consegue estabelecer ligações lógicas entre o tema da redação do Enem com outros que orbitam à sua volta.
Exemplo: Se o tema da redação do Enem for "Questões ambientais" mostre como a crise mundial favorece ou prejudica o combate aos problemas ambientais. Pode até argumentar que é na aposta nas energias renováveis que muitos países podem encontrar o caminho para um crescimento económico mais próspero.

 

A voz mais linda do mundo é a sua — E por isso use e abuse dela. Não copie ninguém. Não tente impressionar ninguém. Não escreva palavras caras que nunca usa só porque acha que ficam bem numa redação do Enem e assim vai ter mais pontos. Esqueça isso.
Escreva com a sua voz. Escreva simples, mas de forma cativante. Reforce cada um de seus pontos de vista com exemplos práticos. Acima de tudo, escreva de forma apaixonada. Faça com que o corretor quando ler a sua redação do Enem sinta as suas emoções na folha. Isso mostra interesse da sua parte. E isso sim lhe trará mais pontos.

 

E por hoje é tudo. Fique ligado para mais dicas sobre o Enem 2012 e a redação do Enem em futuros artigos muito em breve.

Até lá, se atualize. Leia, viva, conheça o mundo em que vive. Essa é provavelmente a dica mais importante que tenho para lhe dar hoje.

Tags: redação do enem, enem 2012, redação enem 2012, redacao enem 2012

Deixe o seu comentário!